As mudanças na sociedade que vieram para ficar

Novos hábitos e tendências: as mudanças na sociedade
As mudanças na sociedade que nos afectam a todos

Se há meia dúzia de meses atrás nos questionássemos que em pleno século XXI iríamos ser assolados por tamanha pandemia que nos iria mudar todos os hábitos e formas de estar, possivelmente, diríamos que seria impossível. As mudanças na sociedade são enormes e vieram para ficar.

A realidade de hoje impôs-nos novas formas de estar e de pensar que certamente vieram para ficar. Temos e teremos impactos humanos, económicos e sociais e, acredito que, muitos deles, ainda estejam longe de ser contabilizados com rigor.

Há até quem já fale de uma era a.C. (antes do COVID-19) e uma era d.C. (depois do COVID-19). Esta é efectivamente a nossa nova realidade. Sabemos, no entanto, que é nos tempos difíceis que nos reinventamos, superando as batalhas e acreditando que poderemos vencer a guerra.

  • Enfrentar a realidade

Ainda que pudesse ser de alguma forma equacionado, a verdade é que ninguém previu o momento que estamos a viver.

Se é um facto que vivemos tempos de turbulência, difíceis de prever, é igualmente verdade que determinados comportamentos assumem ainda maior relevância. Antecipar, planear e delinear estratégias a médio longo prazo é essencial para ultrapassar momentos como este.

Na vida pessoal como na profissional é preciso coragem e determinação para tomar as decisões difíceis rapidamente. A capacidade de decisão para prevenir problemas é essencial, assim como a capacidade de os antecipar.

  • Transparência

A comunicação ganha uma especial importância em alturas de crise, seja ela interna ou externa. A maior ou menor eficácia da comunicação irá determinar a forma como a percepção da empresa irá sair no final deste período.

Esclarecer todos os elementos relativamente à forma como se está a conduzir este desafio, mantendo a segurança das equipas e a continuidade das operações é, por isso, crucial nesta fase.

Uma comunicação fluída e transparente com as equipas com certeza trará grandes benefícios. Por um lado, é uma questão de integridade, porque os colaboradores merecem honestidade, mas por outro é uma forma de construir respeito, confiança e solidariedade, valores essenciais para qualquer cultura empresarial.

Além disso, a transparência é uma forma de garantir que todos os elementos da organização percebem de que forma o seu trabalho impacta o futuro da empresa e como podem fazer a diferença.

  • Proteger a cultura

Deverá manter-se o foco na cultura, nos valores, nas estratégias e, fundamentalmente, nas pessoas da organização. Uma empresa saudável será a que melhor estabelecer um equilíbrio entre as suas finanças, os seus valores e cultura e as suas pessoas.

  • Manter a esperança no futuro

Deve manter-se o foco no futuro apesar das pressões de curto prazo. Há sempre oportunidades que se revelam em momentos de crise, apesar de nem sempre serem perceptíveis em alturas de stress.

Por isso, as estratégias devem manter-se actualizadas e a concentração posta ao serviço daquilo que melhor sabemos fazer. Obrigados a mudar, a reajustar planos de acção e abordagens, o know-how mantém-se agora, mais do que nunca, reforçado. Sobreviveremos à transformação e sairemos reforçados.

 

Leave a comment